quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caros lavoenses. Conterrâneos

Caros lavoenses. Conterrâneos

Esta minha carta visa dar-vos conhecimento de que me vou candidatar a Presidente da Junta da NOSSA TERRA, e informar-vos das razões que me levam a candidatar.

Fui Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz durante 11 anos e três meses, parte dos quais como Presidente Substituto.

Fui Deputado Municipal durante 4 anos.

Fui durante 4 anos assessor do Presidente da Câmara.

Fui durante mais de 2 anos membro da Comissão Executiva da Região do Turismo do Centro.

Fui durante quase 6 anos Presidente da Comissão Política Concelhia dum Partido Político.

Tenho uma idade que me aconselha a ter calma e sossego.

Tenho uma vida estável.

O Presidente da Junta de Freguesia não aufere vencimento, recebe apenas um pequeno subsídio que nem de longe nem de perto chega para cobrir as despesas que faz com deslocações, reuniões, etc..

NÃO É, PORTANTO, "UM TACHO".

Perante o exposto, perguntarão os lavoenses;

-Quais serão portanto as razões que o levam a irocar o sossego da vida pela complicação que é ser Presidente duma Freguesia com quase 4000 eleitores e 5000 habitantes?

Explico:

LAVOS FOI TERRA Muito IMPORTANTE.

Foi sede de concelho desde 1217 até 31 de Dezembro de 1853.

Por comodismo de uns, por incapacidade e incompetência de outros, pelo não te rales e deixa andar de outros e por sabe-se lá rnais porquê de outros, foi definhando e perdendo importância, foi ultrapassada por outras Terras, até que deixou ser sede de Concelho.

PASSOU A FREGUESIA.

Da sua área territorial nasceram novas Freguesias.

Nós estamos como que metidos dentro dum colete de forças e entendo que é chegada a hora de '"DAR UM SAFANÃO" e apanharmos o comboio do progresso.

A actual Junta de Freguesia lançou as bases para esse progresso.

Sem meios financeiros e materiais, conseguiu definir e começar a executar um programa e um projecto para o futuro de Lavos.

TRAÇOU-SE UM RUMO.

A Unidade de Saúde Familiar, a Creche, os Jardins de Infância, a sede do núcleo da Cruz Vermelha dos Carvalhais, a revisão do PDM, a elaboração dum Plano de Urbanização,'a construção1 de novoè equipamentos de apoio à Terceira Idade, ao Lazer, ao Desporto, ao Recreio e a Preservação do nosso Património Histórico e Cultural, cujos projectos estão prontos (alguns) e outros em execução e que é preciso e urgente fazer avançar, não podem parar e ficar encalhados nas gavetas de qualquer secretária.
Com o devido respeito por todos, na actuai conjuntura, parece-me que sou a pessoa que reúne as melhores condições para dar continuidade a esse trabalho, até porque colaborei activamente na execução do referido projecto.

Tenho experiência política, conheço os meandros da política e os protagonistas, conheço os Corredores do Poder e as portas por onde se pode e deve entrar e não sou de desistir, de desanimar, ou de baixar os braços perante as dificu dades.

O rneu passado que todos conhecem, atesta a minha capacidade de luta e de realização.

Mesmo os que não gostam de mim, reconhecem que isto é verdade e é por isso que adoptei o slogan "LAVOS: OU VAI OU RACHA".

Identifica-se com a minha personalidade.

Recuso admitir que um dia os meus e os vossos Filhos e Netos possam acusar a minha geração de tão comodista, incapaz e incompetente que nem a Freguesia conseguiu manter.

E eu sei do que falo ...!

Essa "carapuça " nunca a "enfiarei". Não me servirá.

Reúno uma equipa de qualidade e disposta a trabalhar em benefício da TERRA.

Tem provas dadas.

Se merecer a confiança dos Lavoenses, prometo tratar com imparcialidade, Isenção e igualdade, todos os Lugares e Cidadãos.

Esforçar-me-ei em promover a União da Freguesia, sabendo de antemão que não é tarefa fácil e tal não se consegue de um dia para outro,

Sabem os Lavoenses que Unidos não será fácil vencer-nos e que com "guerras inúteis" o nosso futuro não será risonho.

Outros se aproveitarão disso, como se facilmente se comprova.

Colocarei sempre o interesse colectivo á frente do individual e manifesto desde já a minha indisponibilidade para "fazer fretes", seja a quem for.

LAVOENSES.

A hora não é de experiências, nem de CLUBITES PARTIDÁRIAS,

A hora é de acção e trabalho. Um abraço para todos

José Elísio Ferreira de Oliveira
(Z
é Pernas)


Sem comentários: